Diocese de Viana do Castelo

Areosa é uma paróquia que pertence à Diocese de Viana do Castelo, a mais jovem Diocese portuguesa, a qual foi erecta em 3 de Novembro de 1977, tendo sido desanexada da Arquidiocese de Braga. A Diocese possui 2108km2, uma população de cerca de 250 000 habitantes, repartida por 291 paróquias e 10 arciprestados.

diocese

Ao lado: mapa da Diocese de Viana do Castelo, em que se salientam os arciprestados: Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença, Vila Nova de cerveira e Caminha. Os limites da Diocese correspondem aos limites do Distrito; a nível dos arciprestados também corresponde quase exactamente aos limites dos concelhos, salvo poucas excepções.

O actual Bispo da Diocese de Viana do Castelo é D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira. A lista completa dos bispos da Diocese até hoje é a seguinte:

1. D. Júlio Tavares Rebimbas (1977-1982)
  2. D. Armindo Lopes Coelho (1982-1997)
  3. D. José Augusto Martins Fernandes Pedreira (1997-2010)
  4. D. Anacleto Cordeiro Gonçalves de Oliveira (2010-2020).

Atualmente, a Diocese de Viana do Castelo encontra-se em Sede Vacante, desde 18/9/2020, após o falecimento de D. Anacleto Oliveira e tem como Admnistrador Diocesano, Monsenhor Sebastião Ferreira,

Paróquia de Nossa Senhora de Vinha (Areosa)

A Paróquia de Nossa Senhora de Vinha (Areosa) pertence, à Diocese de Viana do Castelo e ao Arciprestado de Viana do Castelo. Na mesma freguesia de Areosa coexistem duas paróquias: a Paróquia de Nossa Senhora de Vinha e a Paróquia do Senhor do Socorro. A Paróquia de Nossa Senhora de Vinha tem as seguintes confrontações:a norte, limita com a paróquia de Carreço, a Nascente, com a paróquia de Perre, a Sul, com a paróquia do Senhor do Socorro e a Poente com o Oceano Atlântico. A sua Padroeira é Nossa Senhora de Vinha e o seu Pároco, Padre Manuel José Torres Lima.