Regras para a Celebração da Eucaristia em tempo de Covid-19

Paróquia de Areosa

1. Obrigatória a colocação de máscara e a desinfeção das mãos à entrada. A porta da igreja só é aberta 30 minutos antes do início das Missas, para quem queira rezar o terço.
  2. Ocupação dos bancos nos lugares marcados com fita, para manter a distância de segurança de 1,5 a 2 metros. Pessoas da mesma casa podem ficar juntas. Não há lugares reservados na assembleia, de uma Missa para outra. Por isso, cada um, ao entrar, escolhe um que ainda esteja vago dos que estão marcados com fita.
  3. Se a lotação da igreja ficar completa segundo as normas de distanciamento entre pessoas, as portas ficarão abertas podendo as pessoas ficar no adro da igreja.
  4. Não haja flores nos altares, exceto por algum motivo muito especial. Apenas pode haver sempre um pequeno arranjo de flores junto do altar da Missa. Sejam retiradas da igreja passadeiras, cortinas e tapetes.
  5. O terço, livros de orações, telemóvel ou outros objetos não podem ser pousados nos bancos da igreja, mas guardados no bolso.
  6. Durante a Missa, para manterem sempre a distância de segurança, as pessoas devem estar sempre no mesmo lugar, junto ao banco, de pé ou sentadas. Mesmo no momento da consagração devem manter-se de pé. O genuflexório foi levantado e preso ao banco para que não possa ser utilizado.
  7. Haja um só leitor, a ler do ambão. Só poderão ser vários se forem do mesmo agregado familiar. Os sacerdotes leem sempre do altar.
  8. Haja um só acólito ou nenhum. Se houver, usará máscara e apenas colocará e retirará do altar a bandeja ou bandejas com os objetos de culto, sem lhes tocar.
  9. Uso de máscara obrigatório para toda a assembleia, só podendo ser retirada para comungar. Só o sacerdote, o leitor e um pequeno grupo de cantores, devidamente afastados da assembleia e mantendo entre si a distância de segurança, podem exercer o seu ministério sem máscara.
  10. O gesto da paz continua suspenso.
  11. O diálogo da Comunhão - «Corpo de Cristo - Amém» faz-se de forma coletiva com toda a assembleia, distribuindo-se a comunhão em silêncio.
  12. Ministros da Comunhão, incluindo sacerdotes, colocam máscara e desinfetam as mãos antes de começar a distribuir a Comunhão.
  13. Cada um comunga no seu lugar e sempre na mão. Quem não comunga, deve estar sentado, para indicar isso ao ministro da comunhão
  14. O ofertório é à saída da igreja, havendo, para isso, uma cestinha de cada lado da porta.
  15. O boletim paroquial é entregue em mão à saída da igreja, pela equipa de acolhimento.
  16. Evitar aglomerados de pessoas no adro depois da saída.
  17. A entrada da igreja será sempre só pela porta principal. A saída será, os do lado esquerdo da igreja pela porta principal, lado poente, e os do lado direito da igreja pela porta lateral, lado sul. Sairá uma fila de bancos de cada vez, a começar pelos mais próximos das portas de saída. Durante a saída, mantenha-se a distância de segurança.
  18. No final da Celebração, há desinfeção do chão, dos bancos e maçanetas das portas bem como objetos de culto usados e abrem-se as portas para arejamento.
  19. Respeitem-se as orientações do pároco e da equipa de acolhimento. Sigam-se as regras de higiene e segurança constantes nos cartazes da DGS afixados.
  20. Convidam-se as pessoas a participar apenas numa das celebrações dominicais (sábado ou Domingo).
  21. As pessoas que se sintam doentes, com febre ou tosse ou pertençam a grupos de risco, não devem participar nas celebrações. A paróquia não se responsabiliza por qualquer eventual contaminação.

O Pároco: P. Manuel José Torres Lima